Hormônios da felicidade e bem-estar
Como estimular a produção de hormônios da felicidade e bem-estar?
12 de julho de 2022
A felicidade é um sentimento buscado por todas as pessoas. Mas, você sabia que os hormônios da felicidade e bem-estar são produzidos naturalmente pelo nosso corpo? Embora possa haver um aspecto genético envolvido, a felicidade é algo que qualquer pessoa pode ter acesso por meio de algumas ações simples.
O estilo de vida, os hábitos, a rotina, as atividades físicas e mentais. Tudo isso influencia nos hormônios da felicidade e bem-estar. Vamos falar neste artigo como produzir hormônio da felicidade tão buscado pela humanidade.
Entre eles, os 4 hormônios da felicidade mais falados são:
- Serotonina
- Endorfina
- Oxitocina
- Dopamina
Esse quarteto da felicidade, como ficaram conhecidos, são neurotransmissores, ou seja, substâncias químicas produzidas pelos nossos neurônios e que controlam a liberação de hormônios e também o nosso humor. Isso significa que quando eles são liberados no cérebro, esses hormônios oferecem a sensação de felicidade e bem-estar para todo o nosso corpo.
Mas, afinal de contas, o que ativa a serotonina e todos esses outros hormônios? Separamos em tópicos a seguir. Confira.
Hormônios da felicidade e bem-estar: Como ativá-los
O que ativa a serotonina?
A serotonina é um neurotransmissor que é gerado a partir do triptofano. Ela age em todo o corpo e influência em vários aspectos, desde as nossas emoções até nossas habilidades motoras. Embora seja um dos hormônios da felicidade e bem-estar, ela é mais conhecida como hormônio do prazer, isso porque ela está relacionada com a libido.
Além disso, ela está associada a diversas funções em nosso organismo, como a regulação da temperatura, do sono e até mesmo da fome, promovendo bom humor e a sensação de felicidade e bem-estar. Ela também atua na saúde intestinal e dos ossos e na coagulação sanguínea.
Mas, então você deve estar se perguntando: o que ativa a serotonina? As taxas de serotonina no organismo podem ser aumentadas fazendo com que ela se torne o tão buscado hormônio da felicidade e bem-estar com algumas práticas naturais, como:
- Atividade física ao ar livre;
- Alimentação saudável, equilibrada e rica em triptofano, como vinho tinto, banana e tomate. O uso de probióticos também pode auxiliar o organismo na produção de serotonina. Os alimentos que contêm probióticos são: iogurtes naturais, leite fermentado, picles, chucrute, entre outros.
- Exposição ao Sol;
- Atividades relaxantes, como meditar e praticar yoga.
Agora que você já sabe o que ativa a serotonina, deve estar curioso em saber sobre os outros hormônios do prazer, certo? Vamos falar de cada um deles. Veja agora como produzir a endorfina.
Como produzir endorfina
A endorfina é o principal hormônio da felicidade e bem-estar. Ela é produzida pela hipófise, uma glândula localizada na parte inferior do cérebro, que libera a endorfina produzida para todo o corpo por meio do sangue. Além de um hormônio da felicidade e bem-estar, ela também é considerada um analgésico natural e fortalece o sistema imunológico.
Sabe a sensação boa que a gente sente depois de fazer alguma atividade física? É a endorfina agindo em nosso corpo. Com isso, já adiantamos um exemplo de como produzir endorfina, certo? É por meio da prática de atividade física. Outras formas são:
- Comer chocolate amargo, moderadamente;
- Cantar;
- Dançar;
- Trabalhar em equipe;
- Receber massagem;
- Fazer sauna;
- Praticar o exercício do pensamento positivo, que consiste em relembrar bons momentos e fazer planos para o futuro.
Veja agora como produzir a oxitocina, outro importante hormônio.
Como produzir a oxitocina
A oxitocina, ou ocitocina, também é conhecida como o hormônio do amor, e é produzida no hipotálamo no cérebro. A oxitocina está relacionada com os comportamentos maternos e provoca sentimentos de segurança e calma. Dessa maneira, ela ajuda a controlar a ansiedade.
As maneiras de como produzir a oxitocina são por meio de ações que geram sensação de afeto, como:
- Dar um abraço demorado em quem gosta, como nos amigos, na família ou no companheiro;
- Acariciar um animal de estimação;
- Amamentar;
- Praticar ações de generosidade;
- Manter uma alimentação equilibrada.
Como produzir dopamina
A dopamina é outro hormônio da felicidade e bem-estar, no entanto, ela está mais relacionada com o sentimento de recompensa. Ela é outro neurotransmissor que possui funções fundamentais em nosso cérebro.
Além disso, a dopamina também está relacionada com as funções cognitivas, a função cardíaca e o controle dos movimentos do corpo.
Sabe quando alcançamos um objetivo e surge aquela sensação de satisfação? Certamente nosso corpo está recebendo uma injeção de dopamina neste momento. É a mesma sensação que temos ao finalizar uma atividade física, por exemplo, aquele sentimento de dever cumprido.
Além desse sentimento de recompensa, é ela também a responsável pela memória e atenção, pela motivação e até mesmo por conduzir movimentos do corpo.
Se a dopamina está em níveis mais baixos observa-se que a pessoa não está com o mesmo entusiasmo que ela teria em condições normais. Dessa forma, se sentir que isso está acontecendo com você ou com alguém próximo, também existem algumas saídas.
Algumas dicas de como produzir dopamina são:
- Meditar;
- Evitar gordura saturada;
- Comer proteína vegetal;
- Comer alimentos com probióticos;
- Tomar Sol diariamente;
- Praticar yoga;
- Ter uma boa noite de sono;
- Ouvir uma boa música;
- Criar metas para o que for fazer.
Como você pode perceber, a chave para ter uma vida feliz depende das nossas próprias ações e das atitudes que tomamos em nosso dia a dia. Algumas práticas simples que adotamos são capazes de elevar nossos níveis de hormônios da felicidade e bem-estar e nos dar mais qualidade de vida.
Embora uma ou outra se diferencie, algumas delas são primordiais, como:
- Praticar atividade física, de preferência ao ar livre;
- Meditar;
- Ter uma boa noite de sono;
- Ter uma alimentação balanceada e saudável; optando por alimentos específicos que auxiliam a produção desses hormônios, como abacate, ovos, nozes, abacaxi e espinafre;
- Viver ao lado de pessoas que amamos.
Se conseguirmos manter essas práticas em nosso dia a dia, certamente nossos níveis de hormônios ficarão equilibrados.
Agora que você já sabe quais são os hormônios da felicidade e viu como produzir endorfina, dopamina, oxitocina e como ativar a serotonina, que tal ver outras dicas no blog da Memed? Fique por dentro de novidades na área da saúde e aprenda ainda mais com nossos artigos.